O Tevatron esteve em atividade durante 25 anos recriando as condições do Big Bang e ficou obsoleto depois da construção do LHC
O Tevatron tem 6,28 quilômetros de extensão e custou 265 milhões de dólares para ser construído (Photoresearchers/Latinstock/VEJA)
O maior acelerador de partículas dos Estados Unidos, o Tevatron, localizado no estado de Illinois, será fechado nesta sexta feira depois de 25 anos recriando as condições do Big Bang. O Tevatron ficou obsoleto após o aparecimento do Grande Colisor de Hádrons, um acelerador de partículas mais poderoso, o maior do mundo, construído na fronteira franco-suíça, pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), um consórcio de 20 países.
Por causa da crise econômica, dificilmente os Estados Unidos, que já dominaram a área e colheram os louros de descobertas e inovações tecnológicas, serão capazes de reunir os recursos necessários para construir um substituto mais moderno para o Tevatron.
Por isso, físicos americanos se concentrarão em questões internas mais específicas e menos caras. Também trabalharão em conjunto com o Cern em projetos de alta energia, como a busca pelo Bóson de Higgs, batizada de "partícula de Deus". "Na nossa área, não damos com a cabeça na parede se somos superados por outra máquina", declarou Pier Oddone, diretor do Laboratório Nacional Fermi (Fermilab), que opera o Tevatron.
"A ideia é mudarmos para aquelas áreas nas quais podemos fazer as maiores contribuições para o conhecimento", disse Oddone. "Às vezes, as maiores descobertas vêm de projetos menores”. A aposentadoria do Tevatron ocorre em um momento ruim para a ciência americana. A NASA lançou seu último ônibus espacial em julho. O financiamento público está diminuindo devido a uma profunda crise econômica e a batalhas orçamentárias no congresso.
A GORA UMA PERGUNTA POR QUE NIMGUEM MAIS FALOU DESSE ASUNTO?
ATÉ HOJE?